top of page

NatureMetrics

  • Foto do escritor: Mídias - ITS
    Mídias - ITS
  • 3 de out. de 2025
  • 1 min de leitura

Contribuição para as mudanças climáticas: Gera dados e inteligência sobre biodiversidade em escala global, permitindo que empresas e governos relatem, acompanhem e reduzam seu impacto sobre a natureza. Contribui para a conservação de ecossistemas, restauração de paisagens e cumprimento de compromissos climáticos e de biodiversidade.


Uso da tecnologia: Utiliza kits de amostragem de DNA ambiental (eDNA) e análise laboratorial para identificar espécies, combinados com sensoriamento remoto, ciência de dados avançada e inteligência artificial. Oferece a Nature Intelligence Platform, que integra métricas de biodiversidade, dashboards de insights e consultoria alinhada a frameworks como TNFD, CSRD e SBTN.


Exemplos de aplicação:

  • Colômbia (InverBosques & Trafigura): monitoramento da recuperação da biodiversidade do solo em 10.000 hectares reflorestados na região de Vichada, apoiando o plano de restaurar 190.000 hectares. Detecção de mais de 1.500 espécies de fungos, com dados usados para verificação de créditos de carbono e estratégias de restauração.

  • Reino Unido (Forestry England): criação do maior banco de dados de biodiversidade já coletado no país, com mais de 5.000 espécies detectadas em 659 amostras de solo, apoiando a recuperação de 250.000 hectares de florestas.

  • Escócia (Rios Dee e Don): uso de eDNA integrado a dados hidrológicos para mapear populações de salmão do Atlântico e outros indicadores de biodiversidade, envolvendo comunidades locais na coleta de amostras.

  • Dinamarca: avaliação nacional de eDNA para monitorar anfíbios e invertebrados em mais de 230 locais, apoiando a criação de protocolos padronizados de monitoramento em escala nacional.


Para saber mais: NatureMetrics

Comentários


Mutirão Tecnoclima: Rumo à COP 30
Unindo vozes para navegar pelas águas da tecnologia climática brasileira

Uma iniciativa ITS Rio, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (ICS) e com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE)

bottom of page