Land & Carbon Lab
- Mídias - ITS
- 3 de out.
- 1 min de leitura
Contribuição para as mudanças climáticas: Monitora ecossistemas em escala global, mapeia a cobertura arbórea em florestas densas e áreas não florestais nos trópicos, acompanha a regeneração florestal, detecta árvores individualmente e identifica terras naturais remanescentes para apoiar a proteção de ecossistemas e cadeias de suprimento sustentáveis. Acompanha mudanças no uso e cobertura da terra em tempo quase real, fornece alertas de distúrbios de vegetação, rastreia tendências de longo prazo e disponibiliza mapas dinâmicos customizáveis. Monitora emissões e remoções de gases de efeito estufa de base terrestre, mapeia estoques globais de carbono florestal e acompanha o uso agrícola para fortalecer a segurança alimentar e a sustentabilidade.
Uso da tecnologia: Utiliza inteligência artificial, aprendizado de máquina, sensoriamento remoto e imagens de satélite para gerar dados sobre cobertura da terra, altura de dossel, mudanças de vegetação, estoques de carbono, emissões e uso agrícola. Integra plataformas digitais que permitem análises globais em tempo quase real.
Exemplos de aplicação:
No Brasil, apoia políticas e iniciativas de monitoramento do uso da terra e mercados de carbono.
Atua em três biomas prioritários: Mata Atlântica (parceria com o programa Reflorestar do Espírito Santo, integrando PSA e mercado de carbono), Amazônia (apoio ao Plano Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa do Pará) e Caatinga (parceria com MapBiomas Caatinga para produção de diagnósticos e articulação da Rede para Restauração da Caatinga).
Conecta formuladores de políticas públicas a especialistas em monitoramento e restauração, promovendo uso de dados para decisões que reduzem o desmatamento e incentivam a restauração.
Para saber mais: Land & Carbon Lab



Comentários