top of page

Rain

  • Foto do escritor: Mídias - ITS
    Mídias - ITS
  • 3 de out.
  • 1 min de leitura

Contribuição para as mudanças climáticas: Desenvolve sistemas autônomos de supressão de incêndios florestais, visando transformar a resposta de reativa para proativa. Contribui para reduzir os danos ambientais e as emissões de CO₂ resultantes de grandes incêndios, protegendo ecossistemas e comunidades vulneráveis.


Uso da tecnologia: Integra software de IA para detecção e avaliação de incêndios em tempo real com aeronaves autônomas ou opcionalmente pilotadas (como o Black Hawk adaptado com o sistema MATRIX de autonomia). A tecnologia permite que as aeronaves identifiquem frentes de fogo, planejem rotas de voo, executem lançamentos de água com precisão e retornem com segurança, mesmo em condições perigosas ou de difícil acesso.


Exemplos de aplicação:

  • Realizou missões de teste em parceria com a Sikorsky, demonstrando o sistema autônomo de supressão de incêndios em um helicóptero Black Hawk modificado.

  • Os testes comprovaram a capacidade da aeronave guiada por IA em detectar e suprimir incêndios rapidamente sem necessidade de piloto a bordo.


Para saber mais: Rain

Comentários


Mutirão Tecnoclima: Rumo à COP 30
Unindo vozes para navegar pelas águas da tecnologia climática brasileira

Uma iniciativa ITS Rio, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (ICS) e com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE)

bottom of page