Sobre o Mutirão TecnoClima
O Mutirão TecnoClima é uma iniciativa dedicada a consolidar a tecnologia como um pilar essencial no enfrentamento da crise climática. Inspirado pelo chamado à ação conjunta da presidência da COP30, o mutirão tem como propósito fortalecer um ecossistema de soluções tecnológicas que contribuam para o clima.
Desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS), com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS e do Ministério das Relações Exteriores (MRE). A iniciativa tem parceiros como a WTT (World-Transforming Technologies), a Plataforma CIPÓ e o Instituto Tony Blair.
Como o projeto funciona:
01.
Mapeamento de soluções nacionais e internacionais, por meio de uma plataforma online que dá visibilidade a iniciativas e práticas capazes de inspirar políticas globais em tecnologia para o clima;
02.
Mobilização regional e multissetorial, aproximando comunidades, sociedade civil, academia, governos e setor privado, para fortalecer o diálogo entre ciência, tecnologia e políticas públicas;
03.
Valorização de diferentes formas de conhecimento — científicos, indígenas, tradicionais e locais — como parte essencial das estratégias de enfrentamento da emergência climática.
O que já fizemos:
Evento inaugural: Mutirão TecnoClima Belém (maio 2025)
O evento reuniu acadêmicos, gestores públicos, formuladores de políticas, especialistas, representantes do terceiro setor, startups, desenvolvedores, além de lideranças indígenas, quilombolas e ribeirinhas para abordar temas como: tecnologia e políticas públicas; soluções e impacto da tecnologia no clima; tecnologia aplicada aos povos indígenas, comunidades tradicionais, quilombolas e ribeirinhas.
Ecossistema de soluções mapeadas
O site mutiraotecnoclima.com.br já identificou 100 iniciativas nacionais que aplicam tecnologia ao enfrentamento da crise climática. Com iniciativas do governo, como: CAR, DETER, AdaptaClima. Do terceiro setor, como: SEEG+, Alerta Clima Indígena, Visão COP. E de empresas/startups, como MetoIA, Terra Clas, Musa Co.