top of page

exci

  • Foto do escritor: Mídias - ITS
    Mídias - ITS
  • 5 de nov.
  • 1 min de leitura

Contribuição para as mudanças climáticas: Oferece detecção precoce de incêndios florestais em poucos minutos, possibilitando resposta rápida e reduzindo os impactos catastróficos sobre ecossistemas, comunidades e economias. Contribui para a ação climática ao proteger sumidouros de carbono, biodiversidade e ativos florestais contra destruição.


Uso da tecnologia: Utiliza algoritmos avançados de aprendizado profundo para analisar dados em tempo real provenientes de câmeras terrestres de alta resolução e imagens de satélite. O sistema integra dados de satélites geoestacionários e de órbita polar a fluxos contínuos de vídeo. Emprega serviços em nuvem (AWS) para processamento escalável, enviando notificações eletrônicas (SMS, e-mail), alertas em mapa e integração via API com sistemas GIS. Inclui soluções completas de hardware, como torres, painéis solares e conexões de comunicação.


Exemplos de aplicação:

Austrália: monitoramento de mais de 40 milhões de acres em Victoria, Nova Gales do Sul, Queensland e Tasmânia, com detecção de mais de 180.000 incêndios até o momento. Califórnia (temporada 2021): processamento de mais de 1 bilhão de imagens de câmeras e 500.000 imagens de satélite, cobrindo 130 milhões de acres do México ao Canadá, detectando 66% dos incêndios em 1 minuto e 95% em até 5 minutos. HQPlantations (Queensland): proteção de 320.000 hectares de plantações com cerca de 100 câmeras, fornecendo alertas em tempo real a 250 funcionários e 80 veículos de combate a incêndios.


Para saber mais: https://exci.ai

Comentários


Mutirão Tecnoclima: Rumo à COP 30
Unindo vozes para navegar pelas águas da tecnologia climática brasileira

Uma iniciativa ITS Rio, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (ICS) e com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE)

bottom of page