top of page

TreeSense

  • Foto do escritor: Mídias - ITS
    Mídias - ITS
  • 6 de nov.
  • 1 min de leitura

Contribuição para as mudanças climáticas: Promove a silvicultura, a agricultura e o manejo urbano de árvores de forma sustentável, por meio de monitoramento contínuo e baseado em dados da saúde das árvores. Oferece soluções que melhoram a eficiência hídrica, mitigam o estresse por seca, previnem a degradação florestal e fortalecem a adaptação climática — transformando dados ecológicos em insights acionáveis.


Uso da tecnologia: Combina tecnologias avançadas de sensores com análises de dados em nuvem para monitorar árvores e ecossistemas em tempo real. Seu conjunto inclui o TreeSense Pulse, que mede a resistência elétrica em árvores para detectar estresse hídrico; o TreeSense Dendro, que acompanha o crescimento e a estrutura das árvores; e os sensores TreeSense FDR e Watermark, que monitoram a umidade e a tensão da água no solo. Todos os dados são transmitidos para a TreeSense Cloud, uma plataforma digital que visualiza, interpreta e integra os dados dos sensores para fornecer recomendações acionáveis. O sistema utiliza inteligência artificial para detecção de padrões, permitindo alertas precoces de doenças ou estresse e apoiando o manejo orientado por dados em silvicultura, agricultura e pesquisa.


Exemplos de aplicação:

Usado por prefeituras para manutenção de árvores urbanas e otimização de irrigação, por produtores agrícolas para reduzir o uso de água e melhorar a qualidade das culturas, e por gestores florestais para monitorar estresse hídrico, surtos de pragas e risco de incêndios. Instituições de pesquisa aplicam o sistema para estudar a fisiologia das árvores e os impactos climáticos, integrando múltiplos sensores para analisar estresse hídrico, condições do solo e dinâmicas de crescimento.


Para saber mais: https://www.treesense.de/

Comentários


Mutirão Tecnoclima: Rumo à COP 30
Unindo vozes para navegar pelas águas da tecnologia climática brasileira

Uma iniciativa ITS Rio, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (ICS) e com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE)

bottom of page