top of page

SenseNet

  • Foto do escritor: Mídias - ITS
    Mídias - ITS
  • 6 de nov.
  • 1 min de leitura

Contribuição para as mudanças climáticas: Reduz o risco climático ao detectar incêndios florestais precocemente, limitando emissões de gases de efeito estufa provenientes de grandes queimadas e protegendo comunidades, infraestrutura e ecossistemas.


Uso da tecnologia: Rede de sensores de gás e temperatura (em malha e perímetro), câmeras de detecção de fumaça 360° com zoom automático, gateways de longo alcance e processamento de imagens de satélite integrados a uma plataforma web/móvel que funde sensores, câmeras, satélites e dados meteorológicos para prever a propagação de incêndios com até 7 dias de antecedência. Os sensores operam em condições adversas, com baterias solares de longa duração e conectividade independente de rede celular; os gateways utilizam comunicação LTE e satelital. A plataforma fornece alertas, índices de risco e gestão de incidentes em tempo real.


Exemplos de aplicação:

Protege mais de 105 milhões de acres; implantado em empresas de energia elétrica, ferrovias, corredores florestais e de mineração, resorts/hotéis, vinícolas e comunidades locais. Oferece programas personalizados para comunidades indígenas e remotas, bem como para agências municipais, estaduais e nacionais, fornecendo resposta em tempo real, alertas de evacuação e análises pós-evento.


Para saber mais: https://sensenet.ca/

Comentários


Mutirão Tecnoclima: Rumo à COP 30
Unindo vozes para navegar pelas águas da tecnologia climática brasileira

Uma iniciativa ITS Rio, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (ICS) e com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE)

bottom of page