top of page

SensaIoTech

  • Foto do escritor: Mídias - ITS
    Mídias - ITS
  • 6 de nov.
  • 1 min de leitura

Contribuição para as mudanças climáticas: Fortalece a resiliência climática e reduz perdas ambientais ao fornecer monitoramento em tempo real de solos, culturas e risco de incêndios florestais. Por meio de análises preditivas e sistemas de alerta precoce, ajuda a prevenir incêndios, otimizar o uso de insumos agrícolas e minimizar emissões decorrentes de queimadas descontroladas ou práticas agrícolas ineficientes. Ao integrar inteligência artificial com dados de campo, possibilita gestão ambiental e agrícola mais inteligente e orientada por dados.


Uso da tecnologia: Emprega sensores com IA embarcada, comunicação sem fio de longo alcance e algoritmos de aprendizado de máquina para monitorar variáveis ambientais como temperatura, umidade, pH do solo, salinidade, níveis de nutrientes (NPK), presença de pragas e risco de doenças. O sistema FireWatch prevê a ocorrência de incêndios florestais com até cinco dias de antecedência, utilizando modelagem preditiva e dados em tempo real de sensores inteligentes.


Exemplos de aplicação:

O SmartFarm permite monitoramento contínuo de fazendas para melhorar a produtividade, reduzir perdas e orientar o manejo de solo e culturas. O FireWatch fornece detecção e previsão avançada de risco de incêndios florestais, permitindo que autoridades e exclusivos planejem estratégias de prevenção e minimizem danos. Ambos os sistemas são aplicados nos setores de agricultura, silvicultura e proteção ambiental.


Comentários


Mutirão Tecnoclima: Rumo à COP 30
Unindo vozes para navegar pelas águas da tecnologia climática brasileira

Uma iniciativa ITS Rio, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (ICS) e com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE)

bottom of page