top of page

Seedcopter

  • Foto do escritor: Mídias - ITS
    Mídias - ITS
  • 4 de nov.
  • 1 min de leitura

Contribuição para as mudanças climáticas: Promove a restauração de florestas degradadas e fragmentadas por meio de semeadura aérea com drones. Contribui para o sequestro de carbono, a restauração da biodiversidade e o aumento da resiliência dos ecossistemas, especialmente em áreas de difícil acesso.


Uso da tecnologia: Utiliza drones com imageamento hiperespectral e IA para mapeamento e levantamento aéreo, identificando zonas de reflorestamento com base nas condições do solo e da floresta. Emprega tecnologia de “seed balls” (esferas de sementes) adaptadas aos solos locais, produzidas por comunidades locais. Os drones dispersam milhares de sementes por voo, com rotas georreferenciadas para monitoramento periódico e análise de crescimento da vegetação.


Exemplos de aplicação:

Floresta de Veeranapalli (Telangana): 15.000 sementes dispersas em 320 hectares como parte do projeto Haritha Haaram, com participação de comunidades indígenas. Udaipur (Rajastão): 10.000 sementes lançadas sobre 5 hectares de terreno montanhoso em um projeto-piloto com o Ministério do Meio Ambiente da Índia e o governo estadual. Mahbubnagar (Telangana): iniciativa que entrou para o Guinness World Record, com 69.200 mulheres de 5.880 grupos produzindo e dispersando 114,8 milhões de “seed balls”. Reserva Florestal de Amangal (Telangana): 12.000 sementes lançadas em 248 hectares em parceria com o departamento florestal estadual.



Comentários


Mutirão Tecnoclima: Rumo à COP 30
Unindo vozes para navegar pelas águas da tecnologia climática brasileira

Uma iniciativa ITS Rio, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (ICS) e com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE)

bottom of page