top of page

refinq

  • Foto do escritor: Mídias - ITS
    Mídias - ITS
  • 6 de nov.
  • 2 min de leitura

Contribuição para as mudanças climáticas: Permite que empresas quantifiquem, gerenciem e reduzam riscos climáticos e de biodiversidade em nível de ativo e cadeia de suprimento. Oferece avaliações de exposição em nível local, traduzindo-as em métricas financeiras e planos de adaptação orçados, alinhando sustentabilidade, risco e finanças para acelerar resiliência e conformidade com padrões como CSRD, TNFD e ESRS.


Uso da tecnologia: Utiliza um Hub de Inteligência da Natureza geoespacial que integra imagens de satélite de alta resolução (25 m), modelagem de cenários climáticos até 2100, camadas de biodiversidade e estresse hídrico e modelagem de impacto financeiro com curvas de dano e fatores de defesa. Inclui o GaiaGuide, um módulo com IA que recomenda ações de mitigação específicas por local, com estimativas de custo-benefício e retorno sobre investimento (ROI). Oferece integração total por API, modelos versionados e rastreabilidade de dados com padrão de auditoria.


Exemplos de aplicação:

Aplicada por grandes empresas para operacionalizar a gestão de riscos climáticos e naturais. A Wiener Stadtwerke utiliza o refinq para mapear mais de 5.000 ativos de infraestrutura energética quanto a riscos de inundação, calor, seca e vento, combinando dados de dependência climática e natural para orientar ações de adaptação. A Thyssenkrupp aplica o refinq em 650 instalações globais para construir uma estratégia hídrica e ambiental com planos de mitigação orçados. Os setores de embalagem e celulose usam a ferramenta para avaliar cadeias de suprimento florestais, conectando métricas de estresse hídrico e florestal a decisões financeiras (EBITDA e CAPEX). Empresas de alimentos e bebidas utilizam o refinq para quantificar e mitigar riscos do campo à distribuição, como escoamento de nutrientes, incêndios e inundações, fortalecendo a resiliência das cadeias produtivas e os relatórios regulatórios.


Para saber mais: www.refinq.com

Comentários


Mutirão Tecnoclima: Rumo à COP 30
Unindo vozes para navegar pelas águas da tecnologia climática brasileira

Uma iniciativa ITS Rio, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (ICS) e com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE)

bottom of page