top of page

Radaz

  • Foto do escritor: Mídias - ITS
    Mídias - ITS
  • 5 de nov.
  • 1 min de leitura

Contribuição para as mudanças climáticas: Fornece sensoriamento remoto avançado baseado em radar para os setores de silvicultura, agricultura, mineração e gestão ambiental. Contribui para a ação climática ao possibilitar o monitoramento detalhado das florestas, detectar desmatamento, apoiar estimativas de carbono e aumentar a resiliência contra pragas e degradação dos ecossistemas.


Uso da tecnologia: Utiliza um radar interferométrico e polarimétrico compacto de três bandas (P, L e C), instalável em drones. Permite penetração da vegetação, estimativa de biomassa e mapeamento subterrâneo. As aplicações incluem inventário florestal, medição de umidade do solo, detecção subterrânea, monitoramento de pragas (ex.: formigueiros), análise de erosão e detecção de desmatamento. Os produtos incluem RD350 Keeper (monitoramento recorrente) e RD350 Explorer (mapeamento de alta resolução e P&D).


Exemplos de aplicação:

Brasil: aplicada para inventário florestal, detecção de formigueiros em florestas plantadas e monitoramento de desmatamento. Emirados Árabes, Alemanha e Suécia: radares fornecidos para pesquisa e monitoramento ambiental. Certificada pela ANATEL e TDRA, com certificação ISO 9001 em 2023. Estudos de caso incluem detecção de subsidência em barragens de mineração, inventário florestal em larga escala e identificação de umidade do solo para agricultura.


Para saber mais: https://radaz.com.br/

Comentários


Mutirão Tecnoclima: Rumo à COP 30
Unindo vozes para navegar pelas águas da tecnologia climática brasileira

Uma iniciativa ITS Rio, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (ICS) e com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE)

bottom of page