top of page

Quiron Digital

  • Foto do escritor: Mídias - ITS
    Mídias - ITS
  • 5 de nov.
  • 1 min de leitura

Contribuição para as mudanças climáticas: Oferece monitoramento contínuo e remoto das florestas para prever, prevenir e reduzir perdas causadas por incêndios, pragas, doenças e desmatamento ilegal. Contribui para a mitigação climática ao proteger milhões de hectares de florestas, melhorar a retenção de carbono e aumentar a produtividade florestal.


Uso da tecnologia: Combina dados de satélites e nanosatélites com inteligência artificial. Suas ferramentas incluem o Flareless, uma plataforma de previsão de incêndios com alertas antecipados de até 10 dias, mapeamento georreferenciado de riscos e análise de estresse e combustível. Também oferece diagnósticos de saúde florestal, análise de produtividade, mapeamento de uso e cobertura do solo e monitoramento de colheitas e desmatamento.


Exemplos de aplicação:

Brasil (Três Lagoas, MS): monitoramento de 65.000 hectares com o sistema de previsão de incêndios Flareless. Cobertura global: mais de 20 milhões de hectares monitorados remotamente em diversos países, com mapas diários de risco de incêndio, alertas de pragas e doenças e monitoramento de desmatamento. Aplicado em setores de silvicultura, celulose e papel, e em programas de monitoramento governamentais.


Comentários


Mutirão Tecnoclima: Rumo à COP 30
Unindo vozes para navegar pelas águas da tecnologia climática brasileira

Uma iniciativa ITS Rio, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (ICS) e com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE)

bottom of page