top of page

Planet

  • Foto do escritor: Mídias - ITS
    Mídias - ITS
  • 4 de nov.
  • 1 min de leitura

Contribuição para as mudanças climáticas: Disponibiliza imagens de satélite de alta frequência e análises avançadas para monitorar florestas, detectar desmatamento, acompanhar a saúde florestal e apoiar o uso sustentável do solo. Contribui para a ação climática ao possibilitar a estimativa de estoques de carbono, o monitoramento e verificação (MRV) de REDD+, alertas precoces de desmatamento, avaliação de desastres e proteção da biodiversidade.


Uso da tecnologia: Opera a maior frota comercial de satélites de observação da Terra do mundo. Seus produtos incluem PlanetScope (imagens diárias de 3–5m), SkySat (imagens de alta resolução de até 50cm sob demanda) e Basemaps (mosaicos globais mensais). Oferece análises para saúde florestal, monitoramento de colheita de madeira, detecção de espécies invasoras, avaliação de risco de incêndios florestais e MRV de REDD+. Disponibiliza APIs e integrações para acesso a dados e fluxos operacionais.


Exemplos de aplicação:

Pan Pac, Nova Zelândia: mapeamento automatizado de áreas de colheita de madeira usando PlanetScope, melhorando a precisão e reduzindo custos. Colômbia (Amazônia): detecção de desmatamento ilegal próximo ao Parque Nacional Natural Chiribiquete entre 2017 e 2019. Mississippi (EUA): monitoramento da disseminação da praga do besouro-do-pinheiro. Brasil: monitoramento de crimes ambientais e emissão de alertas de desmatamento. Parcerias com organizações globais como Bayer, a Agência Espacial do Cazaquistão e a Rural Payments Agency (Reino Unido).


Para saber mais: https://www.planet.com/

Comentários


Mutirão Tecnoclima: Rumo à COP 30
Unindo vozes para navegar pelas águas da tecnologia climática brasileira

Uma iniciativa ITS Rio, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (ICS) e com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE)

bottom of page