top of page

Open Foris

  • Foto do escritor: Mídias - ITS
    Mídias - ITS
  • 6 de nov.
  • 2 min de leitura

Contribuição para as mudanças climáticas: Desenvolvida pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para democratizar o acesso a ferramentas de monitoramento florestal e do uso da terra. Permite mensuração, relato e verificação (MRV) transparentes e baseadas na ciência, apoiando a redução do desmatamento, a restauração e o fortalecimento da capacidade nacional de monitoramento climático e da biodiversidade. Fortalece a capacidade dos países de gerenciar florestas de forma sustentável e cumprir compromissos ambientais globais.


Uso da tecnologia: Conjunto de plataformas de software gratuitas e de código aberto que integram dados de satélite, inventários de campo e análises geoespaciais para monitoramento ambiental. O sistema inclui o Collect Earth e o Collect Earth Online para interpretação de imagens de satélite de alta resolução; o Arena e o Arena Mobile para coleta e desenho de levantamentos de campo; e o SEPAL para processamento em larga escala de dados de observação da Terra. O Earth Map oferece uma interface intuitiva para análise de uso da terra, enquanto o Whisp apoia a classificação de risco de desmatamento e o monitoramento de conformidade. O FERM (Framework for Ecosystem Restoration Monitoring) fornece uma plataforma unificada para relatórios e rastreamento de restauração ecossistêmica global. Juntos, esses sistemas interoperáveis formam uma infraestrutura digital abrangente para gestão de dados florestais e territoriais.


Exemplos de aplicação:

Usado por mais de 65 países para enviar dados florestais nacionais à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), apoiando inventários de gases de efeito estufa e relatórios de desmatamento. No México, o Open Foris Arena foi implantado para fortalecer o monitoramento florestal comunitário, envolvendo milhões de pessoas, incluindo grupos indígenas. Globalmente, o SEPAL e o Earth Map são aplicados em toda a América Latina, África e Ásia para monitorar degradação florestal, progresso da restauração e expansão agrícola.


Para saber mais: https://openforis.org/

Comentários


Mutirão Tecnoclima: Rumo à COP 30
Unindo vozes para navegar pelas águas da tecnologia climática brasileira

Uma iniciativa ITS Rio, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (ICS) e com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE)

bottom of page