top of page

M-Situ

  • Foto do escritor: Mídias - ITS
    Mídias - ITS
  • 5 de nov.
  • 1 min de leitura

Contribuição para as mudanças climáticas: Fornece sistemas de alerta precoce baseados em IA para detectar e prevenir desmatamento, incêndios florestais e produção ilegal de carvão vegetal. Contribui para a proteção da biodiversidade e a resiliência climática ao identificar ameaças em seu estágio inicial e reduzir atividades ilegais de extração de madeira.


Uso da tecnologia: Emprega modelos de aprendizado de máquina integrados a sensores em campo para detectar ameaças ambientais em tempo real. O fluxo operacional inclui detecção, análise conduzida por IA, alertas automáticos via aplicativos móveis e web, e mobilização de equipes de resposta. Fornece análises preditivas para antecipar riscos antes que ocorram.


Exemplos de aplicação:

Quênia (Floresta de Ngong): proteção de 1.500 hectares, com redução de 47% nos incidentes de extração ilegal de madeira em um ano. Colabora com comunidades locais para fortalecer a conscientização e a conservação da biodiversidade.


Para saber mais: https://m-situ.com/

Comentários


Mutirão Tecnoclima: Rumo à COP 30
Unindo vozes para navegar pelas águas da tecnologia climática brasileira

Uma iniciativa ITS Rio, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (ICS) e com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE)

bottom of page