top of page

Lobelia

  • Foto do escritor: Mídias - ITS
    Mídias - ITS
  • 6 de nov.
  • 1 min de leitura

Contribuição para as mudanças climáticas: Oferece soluções de avaliação de risco climático e monitoramento baseadas na natureza, permitindo que atores públicos e privados avaliem vulnerabilidades, prevejam impactos climáticos e desenvolvam estratégias de mitigação e adaptação. Apoia a transição para uma economia de baixo carbono e resiliente, utilizando dados de satélite e climáticos para medir sequestro de carbono, degradação ambiental e resiliência ecossistêmica.


Uso da tecnologia: Combina observação da Terra, sensoriamento remoto, modelos climáticos e IA para análise de dados geofísicos e socioambientais. Utiliza imagens de satélite de radar e ópticas, algoritmos de aprendizado de máquina e sistemas baseados em blockchain para monitoramento de biomassa, sequestro de CO₂, secas, incêndios e extremos climáticos. Desenvolve cadeias proprietárias de processamento de dados, APIs e plataformas de visualização que fornecem insights em tempo real.


Exemplos de aplicação:

Implantou o BiomassTrack para a Oxfam a fim de monitorar árvores individuais em ecossistemas áridos globais, combinando tecnologias de satélite e blockchain para quantificar sequestro de carbono e apoiar pagamentos por serviços ambientais (PES). Aplicou modelos climáticos baseados em IA para avaliar risco de seca e incêndios florestais na Europa e América Latina. Colaborou com ESA, FAO, Banco Mundial e ONU-Habitat no desenvolvimento de ferramentas geoespaciais para resiliência climática e planejamento de adaptação.


Comentários


Mutirão Tecnoclima: Rumo à COP 30
Unindo vozes para navegar pelas águas da tecnologia climática brasileira

Uma iniciativa ITS Rio, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (ICS) e com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE)

bottom of page