Kanop
- Mídias - ITS
- 6 de nov.
- 1 min de leitura
Contribuição para as mudanças climáticas: Fortalece a integridade e a escalabilidade das soluções climáticas baseadas na natureza ao combinar inteligência artificial e dados de satélite para medir, monitorar e verificar impactos ambientais. Apoia desenvolvedores de projetos de carbono, investidores e empresas no cumprimento de compromissos climáticos, na redução de riscos e na quantificação do valor da natureza em diferentes ecossistemas.
Uso da tecnologia: Utiliza modelos avançados de deep learning treinados em mais de 60 milhões de hectares de dados florestais globais, integrando imagens de satélite multiespectrais e de radar (Sentinel-1/2, Landsat, PALSAR), dados LiDAR (GEDI e aerotransportados) e medições de campo para quantificar biomassa, estoques de carbono e biodiversidade. Os “agentes” de IA da Kanop automatizam avaliações ambientais, analisando dados de projetos, estabelecendo linhas de base, simulando dinâmicas de carbono e gerando relatórios auditáveis. Sua plataforma está alinhada a metodologias globais de carbono (Verra, Gold Standard, VM0047) e a frameworks de sustentabilidade (TNFD, GHG Protocol, CSRD), oferecendo ferramentas completas de monitoramento e verificação via APIs seguras.
Exemplos de aplicação:
Parceria com a Wovoka para fornecer suporte técnico a um projeto de reflorestamento de 13.000 hectares em Mindoro, Filipinas, desenvolvendo linhas de base dinâmicas, projeções de créditos de carbono e elegibilidade segundo a metodologia VM0047. A Kanop integra dados de campo para recalibrar seus modelos de sensoriamento remoto e expandir a capacidade de monitoramento para restauração em larga escala no Sudeste Asiático. Sua plataforma também é utilizada por investidores e corporações globais para avaliar emissões de Escopo 3, monitorar mudanças no uso da terra em cadeias de suprimento e acompanhar o desempenho de biodiversidade em múltiplos ecossistemas.
Para saber mais: https://kanop.io/



Comentários