top of page

Instinct Environmental

  • Foto do escritor: Mídias - ITS
    Mídias - ITS
  • 5 de nov.
  • 1 min de leitura

Contribuição para as mudanças climáticas: Permite o monitoramento automatizado e em tempo real da biodiversidade para proteger a fauna e os ecossistemas. Contribui para a conservação e a resiliência climática ao acelerar a detecção de espécies, reduzir atrasos em levantamentos e aprimorar a gestão de ecossistemas.


Uso da tecnologia: Utiliza a Unidade Automatizada de Levantamento (ASU 2) — um dispositivo bioacústico com computação de borda e conexão via satélite em tempo real. Capta sons, processa-os com algoritmos de IA (BirdNET e USFS PNW Cnet) e transmite os resultados via satélite em até 30 minutos. Detecta mais de 6.500 espécies, ruídos ambientais e sons antropogênicos. Os dados são integrados em aplicativos web e móveis para visualização, relatórios e alertas.


Exemplos de aplicação:

Estados Unidos (Costa Oeste): o dispositivo ASU 2 foi implantado durante a temporada de 2025 para automatizar levantamentos de fauna em áreas remotas. Demonstrou validação 99% mais rápida em comparação com ARUs tradicionais, reduzindo meses de revisão manual para análises quase em tempo real.


Comentários


Mutirão Tecnoclima: Rumo à COP 30
Unindo vozes para navegar pelas águas da tecnologia climática brasileira

Uma iniciativa ITS Rio, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (ICS) e com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE)

bottom of page