top of page

Global Forest Watch (GFW)

  • Foto do escritor: Mídias - ITS
    Mídias - ITS
  • 4 de nov.
  • 1 min de leitura

Contribuição para as mudanças climáticas: Oferece dados gratuitos e quase em tempo real para rastrear a perda de cobertura florestal, o desmatamento e as mudanças no uso da terra em escala global. Contribui para a ação climática ao aumentar a transparência, apoiar a prevenção do desmatamento e capacitar governos, empresas e comunidades a cumprir metas de conservação e sustentabilidade.


Uso da tecnologia: Aproveita dados de satélite, computação em nuvem e análises geoespaciais avançadas para gerar alertas de perda florestal com resolução de 30 metros. Fornece plataformas de dados abertos, mapas interativos, ferramentas móveis como o Forest Watcher e APIs para integração. Suporta MRV para REDD+ e monitoramento de cadeias de suprimento corporativas.


Exemplos de aplicação:

Nigéria: a Friends of the Earth utilizou dados do Global Forest Watch (GFW) para expor apropriações ilegais de terras corporativas, resultando na devolução de 14.000 hectares às comunidades locais. Uganda: parceria com o Instituto Jane Goodall e a Autoridade Florestal Nacional permitiu a detecção de extração ilegal em reservas, protegendo 4,9 milhões de hectares de habitat de chimpanzés. Cadeias corporativas de suprimento: empresas como a Unilever utilizam a ferramenta Palm Risk Tool do GFW para rastrear moinhos de óleo de palma e reduzir o risco de desmatamento. Peru: monitoramento via satélite revelou o desmatamento de 2.000 hectares da Amazônia pela United Cacao para plantações de cacau, quantificando as emissões de carbono resultantes.


Comentários


Mutirão Tecnoclima: Rumo à COP 30
Unindo vozes para navegar pelas águas da tecnologia climática brasileira

Uma iniciativa ITS Rio, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (ICS) e com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE)

bottom of page