top of page

GainForest

  • Foto do escritor: Mídias - ITS
    Mídias - ITS
  • 5 de nov.
  • 1 min de leitura

Contribuição para as mudanças climáticas: Empodera povos indígenas e comunidades locais a monitorar a biodiversidade e as florestas, criando sistemas transparentes e equitativos para o financiamento da conservação. Contribui para a ação climática ao incentivar a proteção e regeneração florestal, canalizar recursos diretamente para os guardiões da linha de frente e gerar dados ambientais verificáveis para a tomada de decisão global.


Uso da tecnologia: Combina monitoramento bioacústico, imagens de drones e sensoriamento remoto com assistentes baseados em IA e ferramentas de governança descentralizada. Opera uma plataforma em blockchain (Ecocertain) para emitir certificados ambientais digitais (“ecocerts”) que comprovam resultados verificados de conservação. Utiliza ferramentas de governança com IA, como o DeepGov, para avaliar projetos de conservação, garantindo financiamento transparente e orientado por impacto.


Exemplos de aplicação:

Vencedor do XPRIZE Rainforest: parceria com a ETH BiodivX para conquistar o prêmio bônus Rainforest, destinando os US$ 250.000 à criação de um Fundo de Endowment para Ciência Indígena na Amazônia. Ecocertain Marketplace: conectou mais de 360 doadores a 40 comunidades, gerando mais de US$ 30.000 em financiamento de conservação verificada. Filipinas e Brasil: implantação de dispositivos AudioMoth para coletar mais de 50.000 minutos de paisagens sonoras de biodiversidade em manguezais e florestas tropicais. Quênia: colaboração com a Grassroots Economics para integrar sistemas tradicionais de ajuda mútua a plataformas de compartilhamento de recursos baseadas em blockchain. Comunidades amazônicas: emissão de ecocerts para restauração pós-incêndios, monitoramento de biodiversidade e desenvolvimento de ecoturismo, canalizando recursos diretamente para iniciativas locais.


Para saber mais: https://gainforest.earth/

Comentários


Mutirão Tecnoclima: Rumo à COP 30
Unindo vozes para navegar pelas águas da tecnologia climática brasileira

Uma iniciativa ITS Rio, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (ICS) e com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE)

bottom of page