top of page

EnviroData

  • Foto do escritor: Mídias - ITS
    Mídias - ITS
  • 6 de nov.
  • 1 min de leitura

Contribuição para as mudanças climáticas: Aprimora a gestão ambiental e a conformidade regulatória em setores sensíveis ao clima ao automatizar a integração, análise e geração de relatórios a partir de sistemas de monitoramento ambiental. Fortalece a capacidade adaptativa e reduz o risco de emissões ao permitir decisões em tempo real sobre recursos hídricos, qualidade do solo, do ar e saúde dos ecossistemas.


Uso da tecnologia: Plataforma de gestão e análise de dados baseada em nuvem que integra conjuntos de dados de laboratório, campo, sensores IoT e fontes de monitoramento contínuo. Utiliza fusão de dados, mineração e análise de séries temporais para automatizar controle de qualidade, cálculos regulatórios e modelagem ambiental.


Exemplos de aplicação:

Usado por operações de mineração metálica na Colúmbia Britânica (Canadá) para gerenciar programas de monitoramento ambiental e de água, com alertas automáticos de conformidade e cálculos regulatórios; aplicado nas operações de areias betuminosas em Alberta para telemetria contínua e programas de pesquisa aquática integrando toxicologia e monitoramento da vegetação; adotado por projetos de mineração de carvão em Alberta para gerenciar estudos de linha de base de peixes e ecossistemas aquáticos em avaliações de impacto ambiental, com acesso compartilhado a dados entre comunidades indígenas e órgãos reguladores.


Para saber mais: https://envirodata.io

Comentários


Mutirão Tecnoclima: Rumo à COP 30
Unindo vozes para navegar pelas águas da tecnologia climática brasileira

Uma iniciativa ITS Rio, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (ICS) e com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE)

bottom of page