top of page

CTrees

  • Foto do escritor: Mídias - ITS
    Mídias - ITS
  • 6 de nov.
  • 2 min de leitura

Contribuição para as mudanças climáticas: Rastreia o carbono presente em cada árvore viva do planeta para acelerar soluções climáticas baseadas na natureza. Reforça a transparência e a credibilidade nas políticas e finanças climáticas globais, ao oferecer dados independentes e científicos sobre carbono florestal, desmatamento, degradação e restauração. Permite medições e relatórios precisos para alcançar as metas do Acordo de Paris e ampliar investimentos positivos para a natureza.


Uso da tecnologia: Combina sensoriamento remoto, inteligência artificial e aprendizado de máquina com dados de campo e modelos ecológicos para monitorar estoques de carbono e mudanças no uso da terra em todos os ecossistemas. O sistema global de monitoramento da CTrees integra imagens de radar e ópticas de satélite, dados LiDAR de missões da NASA e mais de 1,5 milhão de parcelas de campo para mapear biomassa florestal e fluxos de carbono com resolução de 1 hectare. Plataformas como REDD+AI, LUCA (Land Use Change Alerts) e Land Carbon Map fornecem dados quase em tempo real sobre perda florestal, dinâmica de carbono e recuperação de ecossistemas, apoiando relatórios, verificação e integridade de mercados de carbono.


Exemplos de aplicação:

Colaboração com a Agência Espacial do Gabão (AGEOS) resultou no mapa de carbono ao vivo mais detalhado já produzido sobre as florestas do país, apoiando programas nacionais de monitoramento florestal e REDD+ jurisdicional. A CTrees também fornece dados florestais e de uso da terra ao Climate TRACE, o inventário global de gases de efeito estufa, e trabalha com organizações como Verra e ART/TREES para aprimorar metodologias de créditos de carbono. Seus dados são usados por governos, investidores e organizações de conservação no mundo todo para medir emissões, remoções e progresso de restauração.


Para saber mais: https://ctrees.org/

Comentários


Mutirão Tecnoclima: Rumo à COP 30
Unindo vozes para navegar pelas águas da tecnologia climática brasileira

Uma iniciativa ITS Rio, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (ICS) e com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE)

bottom of page