Conservation Metrics
- Mídias - ITS
- 6 de nov. de 2025
- 1 min de leitura
Contribuição para as mudanças climáticas: Viabiliza monitoramento de biodiversidade escalável, rigoroso e liderado por comunidades, fortalecendo a conservação baseada em evidências, a resiliência ecossistêmica e a soberania de dados indígenas. Por meio de insights orientados por dados e aprendizado de máquina, a CMI melhora a tomada de decisão ecológica, reduz a perda de biodiversidade e contribui para a mitigação das mudanças climáticas ao proteger e restaurar ecossistemas naturais.
Uso da tecnologia: Combina monitoramento acústico, armadilhas fotográficas, eDNA, dados geoespaciais e sensoriamento remoto com aprendizado de máquina para detecção de espécies e eventos ambientais. Utiliza classificadores de IA personalizados (BirdNET, YOLO, Perch) para classificação acústica e visual de sinais. Opera ferramentas avançadas de armazenamento e computação em nuvem, incluindo o Guardian Connector (plataforma de soberania de dados) e o Auditor (ferramenta web para rotulagem e validação de dados).
Exemplos de aplicação:
Cocriou sistemas de monitoramento liderados por povos indígenas, como o Sistema Wayana de Monitoramento Biocultural (Suriname) e o Programa Tumucumaque-Wayamu (Brasil), que fortalecem a gestão indígena e o controle sobre dados ambientais. Aplicou monitoramento acústico com IA para a conservação do Petrel-de-coroa-preta no Caribe e para aves marinhas nas Ilhas do Canal (EUA) e Capricornia Cays (Austrália). Desenvolveu o Guardian Connector, que garante propriedade e soberania de dados indígenas de longo prazo.
Para saber mais: https://conservationmetrics.com/



Comentários