top of page

BurnBot

  • Foto do escritor: Mídias - ITS
    Mídias - ITS
  • 6 de nov.
  • 1 min de leitura

Contribuição para as mudanças climáticas: Reduz o risco de incêndios florestais destrutivos e restaura o equilíbrio dos ecossistemas por meio de operações controladas de queima prescrita, seguras, precisas e escaláveis. Fornece ferramentas que protegem florestas, infraestrutura e comunidades, promovendo paisagens mais saudáveis e maior resiliência climática.


Uso da tecnologia: Combina robótica, sistemas de fogo controlado operados remotamente e análises baseadas em dados para realizar queimadas prescritas seguras, precisas e em larga escala. Sua principal máquina, o sistema RX, atua como uma câmara móvel e fechada de queima, executando incêndios prescritos limpos e de baixa emissão de fumaça, mesmo em terrenos complexos. Ferramentas integradas de telemetria, mapeamento e monitoramento da vegetação garantem precisão, segurança e responsabilidade ambiental. A BurnBot também utiliza veículos de desbaste mecânico e serviços de dados com drones para avaliações pré e pós-queima, oferecendo uma abordagem tecnológica completa para prevenção de incêndios e manejo de combustível florestal.


Exemplos de aplicação:

Aplicada no oeste dos Estados Unidos, incluindo projetos em Incline Village e Crystal Bay, para mitigação de combustível florestal e queimadas prescritas que reduziram o risco de incêndios e melhoraram a saúde das florestas. A tecnologia é usada por distritos locais de proteção contra incêndios e agências florestais, permitindo tratar paisagens de risco de forma eficiente — até 9 hectares por dia (22 acres em três dias), comparado a duas semanas com métodos tradicionais.


Para saber mais: https://www.burnbot.com/

Comentários


Mutirão Tecnoclima: Rumo à COP 30
Unindo vozes para navegar pelas águas da tecnologia climática brasileira

Uma iniciativa ITS Rio, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (ICS) e com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE)

bottom of page