top of page

Arribada Initiative

  • Foto do escritor: Mídias - ITS
    Mídias - ITS
  • 6 de nov.
  • 1 min de leitura

Contribuição para as mudanças climáticas: Expande o acesso global a tecnologias de conservação e monitoramento ambiental ao desenvolver sistemas abertos, de baixo custo e modulares que melhoram o rastreamento de biodiversidade, a proteção de espécies e a adaptação climática. Ao abrir o código de tecnologias de biologging, telemetria por satélite e sensores, a Arribada democratiza o acesso à inteligência ambiental, fortalecendo a resiliência de ecossistemas e comunidades no mundo todo.


Uso da tecnologia: Utiliza plataformas de hardware open source que integram GPS, telemetria por satélite Argos/Kinéis, conectividade celular, imageamento térmico de baixo custo, IoT e IA embarcada (TensorFlow). A plataforma Horizon viabiliza biologging e monitoramento ambiental, enquanto o módulo Argos SMD facilita conectividade IoT via satélite. Sensores térmicos e acústicos apoiam a detecção de fauna e mitigação de conflitos com a vida silvestre.


Exemplos de aplicação:

Aplicada globalmente em ecossistemas terrestres e marinhos, em colaboração com WWF, ZSL, National Geographic e ESA. Usada para rastreamento de fauna (tartarugas marinhas, pinguins, elefantes, ursos polares), monitoramento de poluição plástica (Sea to Source Expedition, no rio Ganges) e monitoramento de biodiversidade em regiões remotas. Apoia mitigação de conflitos entre humanos e fauna, sistemas de alerta precoce e inovação aberta em P&D para conservação. A organização reinveste seus lucros no Club Arribada, um programa de educação digital e científica (STEM) para crianças na Ilha do Príncipe.


Para saber mais: https://arribada.org/

Comentários


Mutirão Tecnoclima: Rumo à COP 30
Unindo vozes para navegar pelas águas da tecnologia climática brasileira

Uma iniciativa ITS Rio, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (ICS) e com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE)

bottom of page