top of page

AidEnvironment

  • Foto do escritor: Mídias - ITS
    Mídias - ITS
  • 6 de nov.
  • 1 min de leitura

Contribuição para as mudanças climáticas: Reduz o desmatamento, restaura paisagens e fortalece a resiliência climática por meio de projetos de pesquisa, estratégia e implementação que conectam gestão sustentável da terra e da água com a transformação de cadeias globais de suprimento. Contribui para a ação climática ao promover commodities livres de desmatamento, agricultura regenerativa e gestão integrada da água em regiões tropicais.


Uso da tecnologia: Combina análise geoespacial, sensoriamento remoto, mapeamento de dados comerciais e modelagem de risco socioambiental para gerar insights acionáveis sobre gestão florestal e hídrica. Utiliza monitoramento de desmatamento por satélite, análises de rastreabilidade de cadeias de suprimento e diagnósticos em nível de campo para informar o planejamento sustentável e políticas públicas. Aplica abordagens integradas de paisagem e tecnologias de captação e reuso de água (modelo RAIN — Recharge, Retention, Reuse) para fortalecer a resiliência de ecossistemas e comunidades.


Exemplos de aplicação:

Realiza monitoramento quase em tempo real do desmatamento e mapeamento de cadeias de suprimento para commodities como soja, óleo de palma e carne bovina na América Latina e Sudeste Asiático. Colabora com governos, ONGs e empresas na implementação de programas de agricultura regenerativa, silvicultura social e gestão da água na África e Ásia. Exemplos incluem o projeto de restauração da zona úmida de Rwambu (Uganda), que melhorou o acesso à água e a biodiversidade, e programas de monitoramento ligados às cadeias de suprimento da JBS, Marfrig e Minerva no Brasil.


Comentários


Mutirão Tecnoclima: Rumo à COP 30
Unindo vozes para navegar pelas águas da tecnologia climática brasileira

Uma iniciativa ITS Rio, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (ICS) e com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE)

bottom of page