top of page

AerialZeus

  • Foto do escritor: Mídias - ITS
    Mídias - ITS
  • 6 de nov.
  • 1 min de leitura

Contribuição para as mudanças climáticas: Apoia a adaptação climática, a proteção da biodiversidade e a mitigação de riscos de incêndios florestais por meio de sensoriamento remoto e inteligência geoespacial (GIS). Permite conformidade ambiental, monitoramento de carbono e metano e avaliações de recursos naturais em larga escala, que informam estratégias de restauração, conservação e resiliência.


Uso da tecnologia:

Integra LiDAR baseado em drones (UAS), imagens multiespectrais e térmicas, dados de satélite e análises GIS em nuvem para monitoramento ambiental multiescala. Utiliza SAR/InSAR para detecção de deformações do solo, análise por pixel para mapeamento de vegetação e habitats, e modelagem 3D/BIM para planejamento ecológico e de infraestrutura.


Exemplos de aplicação:

Aplicado na Califórnia e em diversos estados dos EUA para mitigação de incêndios florestais, mapeamento de habitats e silvicultura urbana. Atuou como Avaliador Independente do Plano de Mitigação de Incêndios da San Diego Gas and Electric (2020–2021), verificando gestão da vegetação e resiliência da rede elétrica. Conduziu sensoriamento remoto para monitoramento de habitats de espécies ameaçadas (Projeto Willits Bypass) e oferece suporte em análise de estabilidade do solo, avaliação de dossel e projetos de agricultura de carbono.


Comentários


Mutirão Tecnoclima: Rumo à COP 30
Unindo vozes para navegar pelas águas da tecnologia climática brasileira

Uma iniciativa ITS Rio, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (ICS) e com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE)

bottom of page