top of page

namu

  • Foto do escritor: Mídias - ITS
    Mídias - ITS
  • 6 de nov.
  • 1 min de leitura

Contribuição para as mudanças climáticas: Protege a biodiversidade e apoia a restauração de ecossistemas ao viabilizar o monitoramento em larga escala, rápido e não invasivo de espécies e pragas. Fornece dados que ajudam a prevenir a perda de biodiversidade, aprimorar a resiliência agrícola e orientar decisões de conservação em florestas e áreas agrícolas.


Uso da tecnologia: Combina drones autônomos com amostragem de DNA ambiental (eDNA) e inteligência artificial para detectar, identificar e monitorar espécies em ecossistemas terrestres e aquáticos. Os drones coletam vestígios genéticos do ar, da água ou da vegetação, inclusive em áreas de difícil acesso, como dosséis florestais ou vinhedos íngremes. A análise de eDNA identifica espécies nativas, raras e invasoras, enquanto modelos de IA extrapolam dados de biodiversidade em escala regional e predizem a propagação de pragas. Esse sistema integrado oferece insights rápidos, escaláveis e rastreáveis sobre biodiversidade.


Exemplos de aplicação:

Projetos de campo e monitoramento de biodiversidade realizados em florestas tropicais, áreas agrícolas e vinhedos suíços. A tecnologia da empresa foi apresentada na Expo 2025 em Osaka, Japão, e em eventos como a Swisscom Sustainability Community. Recebe apoio de parceiros acadêmicos e institucionais, incluindo ETH Zurich, Environmental Robotics Lab e Swiss National Science Foundation.


Para saber mais: https://namurobotics.ch/

Comentários


Mutirão Tecnoclima: Rumo à COP 30
Unindo vozes para navegar pelas águas da tecnologia climática brasileira

Uma iniciativa ITS Rio, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (ICS) e com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE)

bottom of page